Conecta Capacitação Profissional
 
 

Saúde: você toma cuidado com sua postura na hora de estudar ou trabalhar?

Especialista dá dicas sobre a postura mais correta para o estudo e do trabalho

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Quando você sai do trabalho ou depois de algumas horas de estudo fica com as costas doloridas ou com algum incomodo na região do ombro? Caso sua resposta seja sim, cuidado, sua postura possivelmente está inadequada na hora de sentar.

Profissionais que trabalham muito tempo em frente ao computador e estudantes que passam horas lendo devem ter atenção redobrada. De acordo com Ângela Lepesqueur, fisioterapeuta especialista em coluna e diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral em Brasília, determinadas posições podem comprometer a coluna cervical do ser humano.

Por isso, tomar alguns cuidados com a postura são fundamentais para evitar problemas sérios na coluna e garantir uma saúde perfeita no dia a dia do trabalho ou no horário do estudo.

Segundo a fisioterapeuta, inicialmente deve-se ter atenção com os móveis que são utilizados. "A cadeira deve ter uma altura adequada, para que os pés fiquem bem apoiados no solo. O encosto deve ser confortável e se adequar bem às costas. Além disso, a pessoa deve manter o objeto central da atividade na altura dos olhos".

Onde você está estudando?

Período de provas na universidade ou aproximidade de um concurso requer sempre mais estudos. Só que na ansiedade de aprender tudo o que é exigido para a prova, muitos estudantes e profissionais acabam realizando a atividade em qualquer lugar. E isso pode se tornar um problema ainda maior.

Para quem escreve, há a necessidade de um apoio, para manter o grau de inclinação adequado. Exageros também devem ser evitados. "As pessoas não devem manter a mesma postura por mais do que 40 minutos. O ideal é que ela faça pequenas pausas, se levante, tome uma água e volte aos estudos", indica Ângela.

Estudar deitado também pode ocasionar danos sérios à coluna. De acordo com a especialista, a posição pode causar desvios da musculatura. "Um lado sofrerá mais contratura ou relaxamento do que o outro. Sem considerar os posicionamentos articulares inadequados, que podem acarretar danos", afirma.

Iluminação

O ambiente de estudo ou do trabalho deve também ser bem iluminado, afirma Ângela Lepesqueur. Assim, além de prevenir danos à visão, ainda evita que a pessoa fique em uma posição desconfortável para a leitura. "O ideal é que se tenha à disposição uma mesa de apoio, que não pode ser muito alta, pois os braços vão permanecer longos períodos elevados, ou muito baixa, porque a coluna terá que se curvar para alcançá-la", aponta a fisioterapeuta.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/saude-voce-toma-cuidado-com-sua-postura-na-hora-de-estudar-ou-trabalhar/38461/
 
 
Copyright © 2009 - 2013 Conecta Cursos Profissionalizantes - Franquia de Treinamentos. Todos os direitos reservados.