Conecta Capacitação Profissional
 
 

Mentir no currículo pode ferir sua reputação


"É mais fácil pegar um mentiroso do que alcançar um cocho". Por que não se deve mentir ou "dar uma turbinada" no currículo?

Por Julio Sergio Cardozo

 

Quem já não ficou tentado em colocar no currículo que tem inglês fluente, quando na verdade possui nível avançado? Ou mesmo, em algum momento quis aumentar o tempo de permanência em determinada empresa? Pode parecer uma mentirinha de nada, aparentemente sem maiores proporções, certo? Errado.


Dados incorretos, mentiras deslavadas,
falso testemunho. Isso no passado era mais difícil detectar, mas hoje em dia com o Google e as redes sociais ficou mais fácil pegar um mentiroso. Aquele velho ditado nunca foi tão verdadeiro: "É mais fácil pegar um mentiroso do que alcançar um cocho". Por que não se deve mentir ou "dar uma turbinada" no currículo?


Primeiro porque isso é falta de ética e ética é
muito importante em todas as relações de nossa vida, sejam elas sentimentais, de trabalho ou de amizade. Segundo lugar, a mentira não vai ajudar o candidato, ela pode criar um currículo bacana que motive até mesmo a entrevista. Mas a mentira não vai durar muito tempo. Quando menos se espera, o entrevistador vai descobrir que está diante de um falsário.


Mentir é absolutamente proibido. O que você deve fazer?
A grande sacada do currículo é escrever de maneira mais precisa possível suas competências, suas qualidades profissionais, seus pontos fortes. Deixe seus pontos fracos, que todos nós temos, para comentar no momento da entrevista, se isso for necessário. As suas qualidades são importantes e podem ser desejadas.


Dificuldades podem existir na hora de encontrar um lugar onde você possa usar o seu talento. Asseguro, no entanto, que sempre haverá emprego para quem busca uma oportunidade com honestidade, ética e dedicação. Pode ser que você não tenha as qualificações para aquele emprego bacana que está querendo. Então, você tem duas coisas a fazer, reconhecer isso e tentar suprir essa deficiência ou adquirir as
competências necessárias.


O Brasil é um país de oportunidades. O Brasil tem mais emprego do que gente qualificada. Não adianta inventar qualificações que você não tem, nem se candidatar a uma vaga para a qual não está preparado. Isso vai fazer muito mal a sua imagem, vai destruir a sua reputação. Ética, honestidade e dedicação são palavras-chave para sua carreira.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/mentir-no-curriculo-pode-ferir-sua-reputacao/48009/

 
 
Copyright © 2009 - 2013 Conecta Cursos Profissionalizantes - Franquia de Treinamentos. Todos os direitos reservados.