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Glossário do Franchising

Glossário do Franchising

O franchising tem códigos e expressões próprios, nem sempre compreensíveis para quem acaba de conhecer o sistema. A lista apresenta conceitos básicos desse mercado e funciona como ponto de apoio para entender melhor o modelo de negócios.

Circular de Oferta de Franquia

Documento que contém informações sobre a empresa franqueadora e é entregue aos interessados em se tornar franqueados. A entrega do documento é obrigatória, de acordo com a legislação federal, e assegura total transparência no relacionamento entre franqueador e franqueado.

Consultoria do Tempo

Também chamada de Consultoria de Campo. Trata-se da visita periódica de um representante do franqueador aos franqueados. O objetivo é acompanhar a atuação de cada unidade, checando procedimentos, fornecendo orientações e recolhendo sugestões.

Contrato de Franquia

Documento que formaliza o negócio, definindo direitos e deveres do franqueador e do franqueado.

Expansão da Rede

Aumento do número de franqueados. Muitas empresas franqueadoras contam com departamentos especializados para cuidar da expansão da rede, buscando novos franqueados no Brasil e no exterior.

Franchising

É o método adotado por empresas para oferecer produtos e serviços ao público consumidor por meio de uma rede de franquias.

Franquia

Estabelecimento aberto por um franqueado, responsável por sua instalação, operação e gestão, de acordo com os padrões fornecidos no Contrato de Franquia.

Franquia de Conversão

Absorção, pelo franqueador, de tecnologia ou negócio desenvolvido por um franqueado e que passa a ser aplicado a toda a rede.

Franqueado

Pessoa física ou jurídica que adquire a franquia. Com as informações oferecidas pelo franqueador, podendo implementar e administrar seu próprio negócio.

Franqueador

Empresa que oferece a terceiros (franqueados), mediante contrato, a oportunidade de utilizar sua marca, seus conhecimentos e outras competências.

Fundo de Propaganda

Também chamado de Fundo de Marketing. Formado pela soma das taxas de propaganda pagas pelos franqueados. A administração e a utilização dos recursos são feitas em conjunto pelos franqueados e franqueadores, com regras claramente definidas no Contrato de Franquia.

Licenciamento

Diferente do franchising, trata-se da autorização, por meio do pagamento de taxas, para o uso de uma marca, logotipo ou personagem. No franchising, além da autorização para usar do franqueador, existe a transferência do know-how de operação dos negócios. Algumas redes de franquias, por exemplo, pagam taxas para utilizar a imagem de personagens de desenhos animados na promoção de seus produtos, por determinado período.

Lojas Próprias

Unidades que pertencem ao franqueador.

Master-Franquia

Um franqueado, autorizado pelo franqueador, fica responsável por administrar a rede em determinada região, tanto em território nacional como internacional. O master-franqueado pode, entre outras atividades, franquear unidades e oferecer treinamentos.

Rede de Franquias

Conjunto de todos os franqueados de uma empresa.

Royalties

Remuneração mensal paga pelo franqueado ao franqueador pelo uso da marca. A fórmula de cálculo dos royalties é variável, sendo a mais comum um percentual sobre o faturamento da unidade franqueada. Muitas empresas franqueadoras já isentam a rede do pagamento de royalties, incrementando sua receita com a oferta de serviços diferenciados aos franqueados.

Store in Store

Também chamada de Franquia Combinada ou Franquia Shop in Shop. Trata-se de uma franquia dentro de outro estabelecimento franqueado, mas de ramo diferente. Exemplo: uma lanchonete dentro de uma livraria.

Taxa de Franquia

Valor pago pelo franqueado na assinatura do contrato.

Território

Área de atuação com exclusividade ou preferência para um único franqueado. O território deve ser especificado no contrato de franquia e, muitas vezes, é utilizado para definir também o raio de atuação do master-franqueado.

Unidade-Piloto

Estabelecimento que pertence ao franqueador e é administrado como se fosse uma franquia, servindo de modelo para toda a rede.

Fonte: Guia Oficial de Franquias 2009, Revista ABF nº 11, Pág. 63.
 
 
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